segunda-feira, 15 de março de 2021

A Lenda da Moura Floripes

No sítio do Moinho do Sobrado, havia antigamente uma casa, onde aparecia à janela, noite fora, uma formosa mulher vestida de branco.


O único que se atrevia a andar por aquelas bandas à noite era um sujeito de meia idade - o compadre Zé - que se embriagava e adormecia na rua, sem receio.


A mulher de branco aproximava-se do bêbado, fazia-lhe meiguices e até se sentava a seu lado.

O compadre Zé contava a sua história sem convencer ninguém a deslocar-se ao local para a comprovar. No entanto, o compadre Zé tinha um amigo mais jovem que se iria casar brevemente. Aproveitando-se do evento, promete ao amigo oferecer-lhe um seu terreno como prenda de casamento, caso ele tivesse a coragem de o acompanhar a ver o fantasma.


Este, transido de medo, lá foi à aventura, atendendo ao grande jeito que lhe fazia a prenda.


Sentou-se numa pedra, junto ao Moinho do Sobrado, e esperou pelas doze badaladas. Nesse momento surge da porta do Moinho uma mulher vestida de branco até aos pés. O vestido terminava numa bainha esfarrapada, a cobrir-lhe os pés descalços. A mulher aproximou-se com a face envolta num véu e uma flor nos cabelos loiros.


Julião, assim se chamava o amigo do compadre Zé, pergunta-lhe quem era e donde vinha.


- Sou a desditosa Floripes - respondeu, numa expressão triste.


- O que faz por aqui?


- Sou uma moura encantada. Quando a minha raça foi expulsa da província, viu-se o meu pai obrigado a partir, sem poder prevenir-me. Eu tinha um namorado que também fugiu e aqui fiquei sozinha, à espera a cada momento que o meu pai me viesse buscar. Numa noite em que esperava, vi ao longe a luz de uma embarcação. A noite era de tormenta e o barco escangalhou-se de encontro aos rochedos. Não era o meu pai que ali vinha: era o meu namorado, que foi engolido pelas ondas. Soube o meu pai deste funesto acontecimento e vendo que não lhe era possível vir buscar-me, encantou-me de lá.




Feito por: Anna,Carolina Pereira e Diana


Sem comentários:

Enviar um comentário

Alexandra Daddario

  Day of birthday: 16th march 1986  Country:USA  City: New York  Nationality: American  Job: Actress  Rita Flor, nº 23, 5A

Arquivo